MADAME FORRÓ
Tecendo laços com música e dança
Madame Forró é uma iniciativa artística e social que promove encontros interculturais por meio do Forró, da música e da dança.
Inspirada nas expressões do Nordeste brasileiro, atua no Brasil e na Europa, criando pontes entre territórios e identidades diversas.
Forró Haus – Stuttgart, Alemanha / Ver vídeo
O Projeto
Madame Forró é um projeto artístico e cultural dedicado à difusão do Forró como linguagem de encontro e expressão coletiva. Desenvolvido entre o Brasil e a Europa, o projeto realiza ações artísticas, formativas e interculturais — como apresentações, oficinas e encontros — valorizando o forró como patrimônio vivo e promovendo a circulação de saberes entre diferentes públicos, territórios e contextos culturais contemporâneos. Desenvolve bailes, repertório bilíngue, traduções de Forró para o francês, performances imersivas e ações de mediação cultural, atuando em palcos, festivais e contextos sociais, e contribuindo para a valorização do Forró no Brasil e na Europa.
As Propostas
Trio Pé de Serra
Bailes de forró abertos a todos, com possibilidade de uma breve oficina introdutória de dança.Show com Banda
Formação a partir de cinco integrantes, pensada para palcos, festivais e eventos culturais.Oficinas de Música
Oficinas de canto acessíveis, baseadas no cânone vocal, com repertório francês adaptado aos ritmos do forró.Oficinas de Dança
Introdução às bases da dança a dois para iniciantes e propostas coreográficas voltadas para crianças.Concertos para Públicos Específicos
Apresentações adaptadas para pessoas hospitalizadas, pessoas com necessidades especiais, pessoas em situação de rua e comunidades, respeitando cada contexto e público.
A Artista
Delphine Picard é uma musicista francesa, de formação inicialmente autodidata, sanfoneira, cantora e compositora que se dedica à cultura do Forró, aprofundada ao longo de dez anos de vida e viagens no Nordeste do Brasil.
Com trajetória marcada pela vida nômade e pelas artes de rua e cênicas, é aluna de Marquinhos Café e Ranier Oliveira e já participou de shows de Luís Fidelis e Fábio Carneirinho.
O Forró
Nascido Nordeste do Brasil, o Forró é muito mais do que um gênero musical e uma dança popular — é uma expressão viva da alma nordestina.
Trata-se de um universo cultural que reúne música, dança, poesia, culinária típica, xilogravura, literatura de cordel, artesanato, identidade regional, etc…
Com seu ritmo contagiante e suas melodias envolventes marcadas pela sanfona, zabumba e triângulo, o Forró embala festas, encontros e celebrações.
É também uma dança a dois, alegre, calorosa e inclusiva, que convida todos a participar, independentemente da idade, do gênero, da classe, raça ou nível de experiência.
Esse gênero musical reflete toda a tradição festiva nordestina, onde alegria, música, dança e convivialidade se entrelaçam de forma espontânea.
O Forró tem o poder de criar pontes entre culturas, corpos e corações — onde quer que chegue, ele convida a dançar, a compartilhar e a celebrar juntos.